quarta-feira, 6 de abril de 2011

MEIO AMBIENTE!

A LIÇÃO NUCLEAR

O mundo repensa, finalmente, se vale continuar fazendo uso da energia atômica.
Depois de décadas de consequências fatais para homens e fauna fazendo largo uso da energia atômica, ela é cada vez mais usada em diversos países (inclusive Brasil).
O Japão pode estar caminhando para um desastre nuclear cujo impacto no meio ambiente é incalculável. No entanto, o assustador momento está fazendo muitos países repensarem se vale investir nesta controversa fonte de energia. Não só pelas terríveis consequências ambientais, mas porque acidentes como o de agora saem carríssimos para serem "consertados".
O Brasil pode ignorar os perigos e achar que "no Brasil não tem tsunami nem terremoto". Mas temos que considerar a falha humana que é responsável pela maioria dos acidentes nucleares. Fica a lição!


ESQUECIMENTO GLOBAL

Falar sobre aquecimento global nunca é demais. A sensação que dá é que, diante de tantas notícias sobre escândalos em áreas como a política mundial, o debate sobre as mudanças climáticas pode estar saindo de moda. Mas o que poucos sabem é que a situação é cada vez mais alarmante.
Recentemente, a FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - vem alertando que o  cenário pode piorar, explica a entidade, caso a seca existente no inverno chinês se mantiver.
Segundo um estudo da revista Science, em 2010 o impacto da falta de chuvas na região foi superior a 3 milhões de km2 de terras, superando a seca de 2005, considerada a pior das últimas décadas. Especialistas acreditam que este quadro pode acelerar o aquecimento global, já que prevêem que a Floresta Amazônica não será capaz de absorver 1.5 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera como de costume.
É preciso que a sociedade se mobilize para provocar mudanças na postura das autoridades. É chegada a hora da ação seja qual for o lugar onde você se encontre. Ou prefere ignorar o perigo.


ÁRVORES SÃO SAGRADAS PARA O MEIO AMBIENTE

Ainda hoje, florestas vêm dando lugar ao asfalto em um ritmo alarmante. Se você acha que este cenário pode agravar os sintomas das mudanças climáticas, acertou na mosca.
Praticamente todos os seres vivos dependem das árvores de alguma forma. Elas estão intimamente ligadas à dinâmica da água nos continentes, pois ajudam a levar a água das chuvas para os lençóis freáticos, originando as nascentes, rios e os mananciais. Também protegem o solo, evitando a erosão e o deslizamento de terra nos morros. Além disso, as árvores fazem o chamado "sequestro de dióxido de carbono" (CO2), um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
Estudos apontam que ficamos mais saudáveis e felizes em locais com muitas árvores. O que estamos esperando para plantar mais delas?




Nenhum comentário:

Postar um comentário